As fotografias enganam. Quase todas as imagens em que o príncipe Carlos surge junto a Diana, dão a sensação de que o pai de Harry e William era uns bons centímetros mais alto do que a então mulher. Contudo, a verdade é que os dois mediam, praticamente, o mesmo. Os segredos? As poses e o facto de a princesa raramente usar saltos altos.
Quando chegava a altura de tirar fotografias de casal, Diana pousava a cabeça no ombro do companheiro, sentava-se, ou posicionava-se estrategicamente, de modo a parecer mais baixa que este. Nas ocasiões “não encenadas”, isto é, quando iam a algum evento ou quando dançavam juntos, a estratégia só podia ser uma: usar sapatos rasos ou com muito pouco salto.
Embora se tenha vindo a tornar um inegável ícone de estilo, a verdade é que as aparências falavam sempre mais alto, pelo menos, no que toca à escolha dos sapatos a usar. E mesmo que, eventualmente, a princesa quisesse usar uns saltos mais altos, a visão machista da época, em que era mal visto um homem ser mais baixo que uma mulher, não o permitia.
Na segunda metade dos anos 90, já após a separação do casal, surgiu uma “nova” Diana, mais arrojada, que se atrevia a usar vestidos ainda mais femininos e, em certas ocasiões, uns saltos altos, claro.