A rainha Margarida festejou no passado dia 16 de abril o seu 80º aniversário, uma data que iria ser celebrada com diversos atos. No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus, todos os festejos tiveram que ser cancelados, incluindo o jantar de gala no qual participariam diversos representantes das Casas Reais europeias.
Com o desconfinamento e o progressivo regresso a uma ‘nova normalidade’, esta quarta-feira, dia 17 de junho, decorreu, por fim, aquele que deveria ter sido o primeiro evento de celebração do aniversário da monarca, a exposição “As caras da rainha”. O encontro teve lugar no castelo de Frederiksborg, onde Margarida se fez acompanhar pelos príncipes herdeiros Frederico e Mary.
Às três horas da tarde, a rainha, o filho e a nora, dirigiram-se para o Museu Nacional de História, onde pode ser vista a exposição, que retrata a vida, o trabalho e os interesses de Margarida, através de filmes, trajes, elementos cenográficos e diversos retratos. Entre estes está um novo retrato oficial da rainha, da autoria de Niels Strobek.
De recordar que esta é a segunda vez que Margarida da Dinamarca e os príncipes herdeiros se encontram desde que começou o confinamento. A primeira decorreu no passado mês de maio, quando se encontraram para um jantar em família para celebrar o aniversário do príncipe, que festejou o seu 52º aniversário no passado dia 26 de maio.