Os motivos que levaram os duques de Sussex e o príncipe André a afastarem-se da Casa Real não podiam ser mais distintos. No entanto, e para efeitos práticos, deixaram de fazer parte da instituição, e por isso foi agora tomada uma decisão que afeta os três da mesma forma.
Nas últimas horas, a página web da família real retirou as hiperligações que redirecionavam os leitores para as redes sociais de Harry e Meghan e do príncipe André. Assim, as únicas redes sociais a que é possível aceder a partir do site da Casa Real são as da rainha Isabel II, as do palácio de Kensington – pertencentes a William e Kate – e as da Clarence House – dedicadas ao príncipe Carlos e a Camilla.
De recordar que o príncipe André mantém aberta uma batalha judicial com a justiça americana, devido ao seu alegado envolvido no Caso Epstein. O seu vínculo ao magnata, que morreu há exatamente um ano, a 10 de agosto de 2019, na prisão, em Nova Iorque, e que estava acusado de vários crimes sexuais, levaram-no a adotar um perfil discreto, deixando para isso de ter agenda oficial.
Já os duques de Sussex tomaram a decisão de deixar de fazer parte do núcleo sénior da família real britânica, decisão que passou a efetiva no passado dia 31 de março. Desde então atravessaram o oceano e mudaram-se primeiro para o Canadá e depois para Los Angeles, na Califórnia, onde residem atualmente.