Marius Borg não faz parte da família real norueguesa, apesar de conviver com ela desde cedo. É o filho mais velho da princesa Mette-Marit – mulher do príncipe herdeiro Haakon -, fruto da anterior relação desta com Morten Borg.
Aos 23 anos, Marius já teve diversos empregos, nenhum de longa duração. Primeiro, deixou o curso de economia para estagiar com o designer alemão Philipp Plein. Depois, colaborou com a revista britânica Tempus Media Limited, e em seguida dedicou-se a uma aplicação cujo objetivo era facilitar a vida noturna dos seus utilizadores, ajudando-os a encontrar novos amigos com os quais partilharem saídas à noite, assim como informações sobre transportes públicos, de forma a facilitar o regresso a casa.
Nenhum destes três empregos durou muito tempo e Marius encontrou agora um novo trabalho, totalmente diferente dos anteriores. O irmão mais velho da princesa Ingrid e do príncipe Sverre trabalha agora como mecânico de motas numa oficina, de acordo com informações avançadas pela revista Se og Hor. O seu novo local de trabalho situa-se em Lier, uma cidade a poucos quilómetros de Skaugum, a residência oficial dos príncipes herdeiros, e a uma hora de Tonsberg, cidade onde Marius reside com a namorada, Julia Snekkestad.
De recordar que, devido aos seus empregos anteriores, Marius já viveu em cidades como Londres e Milão, tendo também passado uma temporada na Califórnia.