Este domingo, dia 20 de setembro, a cidade de Bruxelas aderiu à iniciativa Car Free Sunday, que impede os cidadãos de utilizarem os seus carros durante grande parte do dia. Desta forma, os automóveis ficaram estacionados e os habitantes da cidade optaram por outros meios de transporte, como trotinetes, bicicletas, ou até mesmo deslocações a pé.
A família real belga não quis deixar de aderir a este movimento e, dando o exemplo, os reis Philip e Mathilde, e os três filhos mais novos, os príncipes Emmanuel e Gabriel e a princesa Eleonor, vestiram roupas cómodas, colocaram capacetes e máscaras e viajaram de bicicleta desde o palácio de Laeken, a residência oficial da família real, até ao edifício Eastman, sede da Casa da História Europeia, para uma visita cultural.
A única que não pôde participar neste passeio em família foi a filha mais velha dos reis, a princesa herdeira Elisabeth, que começou recentemente a sua educação militar, na Real Academia Militar, e esta semana se encontra em treino no acampamento de Elsenhorn.