Apesar das restrições devido à pandemia, no dia da entrega do prémio Vila Exemplar, que este ano foi entregue à localidade de Somao, em Pravia, no passado sábado, os reis de Espanha e as duas filhas puderam saudar as pessoas que os aguardavam no local, conservando sempre a distância de segurança. Este foi um momento particularmente especial para Letizia, já que, entre o grupo de pessoas que os saudavam, encontrou uma cara conhecida. “Ainda se lembra de mim?”, questionou uma mulher, uma pergunta que teve uma resposta positiva.
Trata-se de Ana Martínez, que foi professora de Letizia no colégio La Gesta, em Oviedo, onde a rainha estudou durante a infância. Numa entrevista à revista Hola, a professora, que entretanto já está reformada, falou de como foi este reencontro. “Esteve como sempre, muito carinhosa, e enviou cumprimentos às restantes professoras do centro”, explicou, emocionada.
Felipe VI, ao aperceber-se da situação, quis também cumprimentar a mulher, perguntando-lhe se residia ali, ao que Ana explicou que nasceu naquela localidade e tem ali uma casa, pelo que o presidente da câmara a convidou para que estivesse presente neste ato oficial.
Esta já não é a primeira vez que a professora teve a oportunidade de ver Felipe VI de perto. Quando os agora reis eram ainda príncipes das Astúrias visitaram o colégio onde dava aulas (e que Letizia frequentou), pelo que já nessa altura pôde conversar com ambos. Na mesma entrevista, a professora garante que, enquanto aluna, Letizia era “extraordinária”. “Escrevia muito bem e era uma grande leitora”, assegurou ainda.