
Desde que saiu a notícia de que a infanta Cristina e Iñaki Urdangarin estão alojados na Catalunha, o casal tem evitado cruzar-se com os jornalistas. “O Iñaki vive um dos seus piores momentos e nesta altura precisa de tranquilidade”, contou fonte próxima do cunhado de Felipe VI à Vanitatis.
O ex-duque de Palma e a mulher estão atualmente a residir em casa de amigos, em Cabrils, longe do centro de Barcelona, para desfrutarem de uns dias sem necessitarem de se submeter à pressão mediática. Este mau momento que Iñaki atravessa deve-se a uma decisão judicial desfavorável, na qual lhe foi negado o terceiro grau, pelo que não poderá desfrutar do regime de liberdade condicional, podendo agora submeter novo pedido em dezembro.
Em declarações à revista espanhola, a mesma fonte afirma que está preocupada com a saúde do marido da infanta Cristina e que alguns amigos com os quais tinham deixado de ter contacto por motivos pessoais tinham voltado a falar com ele, telefonando-lhe e transmitindo o seu apoio.
Recorde-se que Iñaki Urdangarin encontra-se a cumprir uma pena de prisão de cinco anos e dez meses, desde junho de 2018, no estabelecimento prisional de Brieva, em Madrid. O cunhado do rei Felipe VI foi condenado no âmbito do caso Nóos por crimes de peculato, prevaricação, fraude contra a Administração, dois crimes fiscais e tráfico de influências.