![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2020/01/1103543521-A-fam%C3%ADlia-real-sueca.jpg)
Stefano Catenacci é chef de um dos mais exclusivos restaurantes de Estocolmo, o Operakällaren, trabalhando também para a Casa Real sueca. Além de ser amigo da família, Catenacci é o encarregado por preparar os banquetes para grandes celebrações, tal como aconteceu nos casamentos da princesa herdeira, Victoria, do príncipe Carl Philip e da princesa Madalena.
Esta semana, o jornal sueco Dagen ETC publicou um artigo que informa que o chef foi acusado de vários crimes de assédio sexual. A publicação recolheu 12 testemunhas de alegadas vítimas, e, pouco depois, o Expressen publicou um artigo seguindo a mesma linha, tendo conversado com outras 14 pessoas que acusavam o chef dos mesmos crimes, informando ainda que os mesmos acontecem há já vários anos.
As reações não se fizeram esperar. O restaurante reuniu os seus funcionários para os informar que Catenacci tinha sido afastado das suas funções, pelo menos até a investigação interna estar concluída. Todos os testemunhos são de trabalhadores do grupo de restauração e hotéis Nobis, do qual o chef é um dos principais sócios.
Os testemunhos contêm acusações de diferentes índoles, e vão desde os que asseguram que enviava fotografias de cariz íntimo até pessoas que afirmam que o chef lhes prometeria que seriam promovidas em troca de relações sexuais, um ponto em que coincidem pelo menos seis das alegadas vítimas.
O diretor do restaurante prestou declarações, dizendo que estas são “acusações graves que se formaram contra o Opera Cellar”. “Por isso, designaremos uma investigação independente sobre o ambiente laboral. Até que termine, Stefano Catenacci ficará afastado do seu cargo. Quero salientar que Stefano nega várias das acusações de que é alvo”, informou. O chef já apresentou, entretanto, uma queixa por difamação contra o Dagen ETS.
Já a Casa Real também falou sobre o tema, dizendo, através da diretora do departamento de informação e imprensa Margareta Thorgren, a que todas as informações publicadas foram levadas muito a sério. Não foram reveladas, no entanto, as medidas que irão ser tomadas nem se o chef será afastado das suas funções.