Em 2019, o Governo do Luxemburgo pediu um relatório para conhecer os gastos e o funcionamento da Corte, devido de a elevada saída de funcionários do palácio. Jeannot Waringo, antigo diretor da Inspeção Geral das Finanças, foi a pessoa escolhida para elaborar este relatório e durante o tempo que passou no palácio referiu ter notado o mau ambiente de trabalho que ali se vive, apontando a Grã-duquesa Maria Teresa como o principal motivo desse mal-estar.
Agora, cerca de um ano depois da publicação do relatório, que ficou conhecido como “relatório Waringo”, começam a surgir algumas mudanças. Já no último outono, o Grão-duque Henri começou a fazer algumas alterações, tendo renovado o modelo que estava instituído no palácio. Agora, o Grão-duque fez uma nova alteração.
O site oficial do Chefe de Estado foi renovado e o seu conteúdo foi alterado, tanto em design quanto em conteúdo, tendo a Grã-duquesa deixado de ter um site próprio e passando a constar apenas na página web da casa real, tal como explicou o primeiro-ministro, Xavier Bettel.
A nova página oficial da Casa Real do Luxemburgo tem em principal destaque uma fotografia do Grão-duque, acima da qual se podem ver os cinco links que direcionam para as diferentes página do site, Atualidades, O Chefe de Estado, A Casa do Grão-duque, A Monarquia e A Família Grã-Ducal. É neste último que se insere uma página sobre a grã-duquesa, deixando assim Maria Teresa de ter um site próprio, o que reduz o seu grau de destaque, passando agora a ser vista apenas como mais um elemento da família grã-ducal.
Recorde-se que, de acordo com o relatório de Waringo, entre 2014 e 2019 saíram do palácio 51 trabalhadores, sem contar com que os se reformaram. Desse total, 16 despediram-se, 11 foram despedidos e a oito foi-lhes rescindido o contrato. “Há sinais que não enganam. Dei-me conta de que nas conversações entre colegas a jovialidade e o humor são raros. Todos medem bem as suas palavras”, aponta o antigo diretor da Inspeção Geral das Finanças, sobre o ambiente de trabalho imposto pela grã-duquesa.