As vidas de William e Kate ficaram entrelaçadas a partir do momento em que se conheceram na Universidade de St. Andrews, na Escócia, em 2001. Contudo, ao contrário do que se possa pensar, o momento não terá sido obra do destino. Isto de acordo Robert Lacey, que entra em detalhes sobre como a jovem, na altura com 19 anos, se posicionou para ser a melhor opção para o príncipe.
No livro “Battle of Brothers: William and Harry—The Inside Story of a Family in Tumult”, o historiador da famosa série “The Crown” revela que, afinal, Kate tinha outra universidade escocesa em vista.
“A Kate era muito estratégica”, escreve. “Ela abdicou da matrícula numa das melhores universidades da Grã-Bretanha, a de Edimburgo, e optou por outra [St. Andrews] que provavelmente não tinha o mesmo padrão académico”, explica. “Ela já tinha visitado Edimburgo para resolver a questão das suas acomodações, mas trocou de universidade e o curso para História da Arte, porque esse era o de William. Ela atrasou a própria educação durante um ano e até arriscou não entrar em St. Andrews”.
Lacey acrescenta que Kate não era a única adolescente decidida a conhecer o filho de Carlos e Diana. Segundo o livro, depois de ter sido anunciado que William frequentaria a faculdade na Escócia, o número de candidaturas disparou na ordem dos 44%. Os dois acabaram por cruzar-se logo no primeiro semestre do ano letivo, mas William não olhou para Kate como mais que uma amiga até março de 2002, quando esta participou num desfile de moda com um vestido transparente.
“Ela estava lá e prestes a desfilar na passarela, e tirou uma camada extra de roupa”, contou Lacey ao site da revista “Elle”. “Aqui temos um exemplo de uma senhora muito estratégica, que sabe o que quer e conseguiu-o”.
O casal começou a namorar depois do evento e até começou a partilhar um dormitório na universidade. Ainda de acordo com Robert Lacey, apesar de duas separações — uma em 2004 e outra em 2007 — o desejo de Kate de conquistar William venceu e, nove anos depois de se terem conhecido, ele pediu-a em casamento.
“Kate eventualmente aceitou a ideia de que teria de esperar muito. William não queria casar-se antes dos 30”, afirma. “Ela esperou nove anos, mas, no final das contas, conseguiu-o aos 28 anos, portanto aqui está outra conquista estratégica da parte dela – e está a provar ser uma herdeira ideal ao trono”.