Os reis de Espanha anunciaram que a princesa Leonor irá frequentar o ensino secundário no UWC Atlantic College, no País de Gales, já a partir do próximo ano letivo. “A princesa Leonor submeteu-se a todo o processo de seleção exigido pelo Comité Espanhol dos Colégios do Mundo Unido”, ao qual pertence o Atlantic College, tendo sido bem sucedida na fase inicial de pré-seleção, “desenvolvida de forma anónima por cada candidato”, tendo depois participado na fase final, no qual prestou diferentes provas, segundo informa a Casa Real.
O mesmo comunicado explica ainda que este será um percurso desenvolvido nos dois próximos anos letivos, centrado em matérias tanto da área de ciências como das letras. A princesa, de 15 anos, entrará para o colégio no final do próximo mês de agosto e irá residir, tal como os restantes alunos, em regime de internato, no campus da instituição.
Os custos deste ciclo de estudos serão suportados na íntegra pelos reis, a partir do seu orçamento anual, e somam um total de 67 mil libras (cerca de 76 mil euros), refere ainda o mesmo comunicado. O rei já informou o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, da decisão, e assegurou que a princesa das Astúrias irá articular esta nova etapa da sua vida com os compromissos institucionais.
De recordar que até este ano a princesa estudou, tal como a irmã mais nova, a infanta Sofía, no colégio de Santa María de los Rosales, em Madrid.