Harry e Meghan anunciaram no passado domingo que vão ser pais novamente. O casal reside atualmente com o pequeno Archie na Califórnia, Estados Unidos, pelo que se impõe a questão: o bebé será americano ou britânico?
O mais provável é que tenha as duas nacionalidades. Como Meghan nasceu em Los Angeles e tem cidadania americana e Harry é um cidadão britânico, o filho de ambos poderá adquirir as duas nacionalidades, independentemente do país em que nasça. A regra estabelecida refere que a cidadania britânica é passada automaticamente para a primeira geração, mesmo que nasça fora de território britânico.
Isto implica que o segundo filho dos duques de Sussex adquira automaticamente a nacionalidade, mas no futuro, os seus filhos – netos de Harry e Meghan – não irão dispor do mesmo privilégio, tendo que requerer a cidadania, se nascerem fora do território britânico.
De recordar que Archie, que nasceu em maio de 2019, em Londres, é cidadão dos dois países. Uma criança que nasça fora do território americano, mas que um dos pais tenha a cidadania, tem direito a recebê-la automaticamente, desde que o pai ou a mãe tenham residido pelo menos cinco anos em território americano antes de o bebé nascer.