Depois das revelações feitas por Harry e Meghan na entrevista que deram a Oprah, que foi exibida na noite deste domingo, dia 7, pela CBS, as reações do público não se fizeram esperar. E há de tudo um pouco: dos que atacam as palavras dos duques de Sussex aos que os defendem veementemente.
Serena Williams, amiga próxima de Meghan, foi uma das personalidades que deixou uma mensagem no Twitter apoiando a duquesa. “Meghan Markle, a minha amiga altruísta, vive a sua vida – e lidera pelo exemplo – com empatia e compaixão. Ela ensina-me todos os dias o que significa ser verdadeiramente nobre. As suas palavras ilustram a dor e a crueldade que ela experienciou”, começou por escrever a tenista, num texto onde fala sobre a forma algumas instituições e a imprensa atacam “mulheres e pessoas de cor para [as] minimizarem”, sublinhando ainda a importância de “criticar os mexericos infundados e maldosos e o jornalismo tabloide”, e alertando para os problemas ao nível da saúde mental que isso acarreta.
Também a antiga tenista norte-americana Billie Jean King sublinhou a importância de Meghan ter enfatizado os problemas pelos quais passou ao nível da saúde mental. “Entre as revelações da entrevista de Meghan e Harry está a batalha de Meghan pela saúde mental. Espero que a sua honestidade leve a uma maior aceitação e mais ajuda para aqueles que necessitam”, escreveu, também no Twitter.
Por outro lado – e principalmente em solo britânico – muitos foram os que apontaram o dedo aos duques de Sussex. O jornalista Piers Morgan é uma das vozes mais críticas dos duques de Sussex, tendo publicado diversos tweets a criticar a entrevista do casal a Oprah Winfrey.
“Esta entrevista é um desrespeito absoluto pela Rainha e pela Família Real. Eu espero todo este nonsense vil, destrutivo e egoísta da parte da Meghan Markle – mas o Harry deixá-la derrubar assim a sua família e a Monarquia é vergonhoso”, escreveu o jornalista, acrescentando que o casal “passou duas horas a deitar para o lixo tudo aquilo que a rainha defende e para o qual trabalha, fingindo que a apoiam”.
Já o antigo correspondente do jornal The Sun Dan Wooton afirmou que “a Meghan declarou guerra à Família Real ao dizer a Oprah: ‘Eles estavam dispostos a mentir para proteger outros membros da família”.
Por outro lado, a correspondente da E! News Nina Parker, usou as redes sociais para deixar uma questão. “Sabem porque é que as mulheres negras acreditam na Meghan? Porque nós sabemos exatamente como é que são as micro-agressões e como elas levam lentamente à loucura”.