![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2021/04/GettyImages-495181628-1526x1080.jpg)
O príncipe Harry expressou tristeza pela morte do príncipe Philip, através de um comunicado emitido na tarde desta segunda-feira, onde também recordou as qualidades do avô, o duque de Edimburgo, que morreu na passada sexta-feira, aos 99 anos.
“O meu avô era um homem de serviço, honra e muito humor. Ele era autenticamente ele mesmo, com uma sagacidade seriamente afiada, e prendia a atenção de qualquer sala devido ao seu charme – e também porque nunca se sabia o que ele diria a seguir”, começou por dizer o príncipe. “Ele será lembrado como o consorte que mais tempo reinou, um soldado condecorado, um Príncipe e um Duque. Mas para mim (…) ele foi o meu avô: mestre do barbecue, lenda da brincadeira e atrevido até ao fim”, continuou o duque de Sussex.
“Ele foi uma rocha para Sua Majestade, a Rainha, com uma devoção incomparável, ao lado dela durante 73 anos de casamento, e embora eu pudesse continuar, sei que agora ele nos diria a todos nós, de cerveja na mão, ‘Oh, sigam em frente!'”, acrescentou o príncipe. “Então, nesta nota, avô, obrigado pelo seu serviço, pela sua dedicação à avó e por ser sempre você mesmo. A sua falta será muito sentida, mas sempre será lembrado – pela nação e pelo mundo. A Meghan, o Archie e eu (assim como a sua futura bisneta) teremos sempre um lugar especial para si nos nossos corações”, concluiu Harry.
De recordar que o príncipe chegou recentemente a Londres para marcar presença no funeral do duque de Edimburgo, que acontecerá no próximo dia 17 de abril.