Os reis de Espanha receberam na tarde desta terça-feira, dia 13, o embaixador do Reino Unido e Irlanda do Norte em Espanha, Hugh Elliott – um encontro que não estava previsto na agenda oficial dos monarcas – ao qual apresentaram condolências pela morte do duque de Edimburgo.
Neste encontro, que aconteceu às 18:45h no palácio da Zarzuela, o embaixador vestia totalmente de preto, e a rainha optou por um visual a preto e branco. Já o rei Felipe VI escolheu um fato cinzento, gravata azul escura e um pequeno pin na lapela, em homenagem ao duque de Edimburgo. De acordo com a revista Vanitatis, trata-se da insígnia da Ordem da Jarreteira, com a qual o monarca espanhol foi condecorado em 2017, durante a visita de Estado que fez ao Reino Unido.
Desde o primeiro dia em Londres que o monarca envergou a distinção da ordem mais importante do país. No entanto, foi apenas em junho de 2019 que Felipe VI foi ordenado cavaleiro, numa cerimónia onde também foi investido o rei Guilherme da Holanda.
De recordar que após a morte do duque de Edimburgo, os reis de Espanha enviaram um telegrama à rainha Isabel II, que começava com “Querida tia Lilibet”, um tom que demonstra proximidade, dado que os elementos das famílias reais espanhola e britânica são parentes. A rainha Sofía de Espanha nasceu na Grécia e é irmã do rei Constantino II e o duque de Edimburgo é também de origem grega, tendo usado o título de Philip, príncipe da Grécia e Dinamarca, antes de se casar com Isabel II. De salientar que o avô da rainha Sofía era tio do duque de Edimburgo, pelo que se justifica o tom familiar com que os monarcas espanhóis se dirigiram à rainha Isabel II.