Esta quinta-feira, dia 10 de junho, assinalam-se cem anos desde o nascimento do duque de Edimburgo. O marido da rainha Isabel II morreu no passado dia 9 abril, aos 99 anos, dois meses antes de completar o centenário.
Recorde dez curiosidades, confirmadas pela Casa Real, sobre o enlace da rainha Isabel II e do duque de Edimburgo, que celebraram no passado dia 20 de novembro 73 anos de casados.
- A rainha Isabel II e o príncipe Philip conheceram-se em 1934, no casamento da princesa Marina da Grécia e Dinamarca com o príncipe George, duque de Kent. Nessa altura, a monarca tinha oito anos e o duque de Edimburgo 13. O noivado entre os dois foi anunciado a 9 de julho de 1947.
- O casamento aconteceu apenas quatro meses após o anúncio do noivado, às 10:30h do dia 20 de novembro, na Abadia de Westminster, tornando a então princesa Isabel no décimo membro da família real britânica a casar-se naquele local – onde também os seus pais, o rei Jorge VI e a rainha Isabel, disseram o ‘sim’.
- Isabel II teve oito damas de honor no seu casamento: a princesa Margarida, a princesa Alexandra de Kent, Lady Caroline Montagu-Douglas-Scott, Lady Mary Cambridge, Pamela Mountbatten, Margaret Elpinstone e Diana Bowes-Lyon.
- A cerimónia contou com dois mil convidados, incluindo alguns membros de famílias reais estrangeiras, como o rei do Iraque, a princesa Juliana e o príncipe Bernhard da Holanda e o grão-duque herdeiro e a princesa Elisabeth do Luxemburgo.
- A cerimónia foi oficializada pelo Arcebispo da Cantuária, Geoffrey Fisher, e pelo Arcebispo de York, Cyril Garbett. 200 milhões de pessoas ouviram a transmissão por rádio do evento, feita pela BBC.
- O anel de noivado, de platina e diamantes, foi feito a partir de diamantes de uma tiara que pertencia à princesa Alice de Battenberg, mãe do duque de Edimburgo.
- O responsável pela criação do vestido de noiva foi Sir Norman Hartnell, que apresentou diversas propostas. A vencedora só foi escolhida em meados de agosto, cerca de três meses antes do enlace.
- O casal recebeu mais de 2500 presentes de casamento oriundos de todas as partes do globo e mais de dez mil telegramas a felicitá-los pelo enlace.
- Isabel II e o duque de Edimburgo também receberam alguns presentes muito práticos. A rainha Mary ofereceu-lhes uma estante de livros e a princesa Margarida um cesto de piquenique. Outros presentes do mesmo género incluíram uma máquina de costura Singer e um frigorífico.
- O casal recebeu onze bolos de casamento, mas apenas um foi o oficial, confecionado pela McVitie and Price. Para a sua elaboração foram usados ingredientes oriundos dos quatro cantos do mundo, ficando conhecido como “o bolo das 10 mil milhas”. O resultado final foi um bolo de quatro andares que totalizava quase três metros de altura.
No vídeo, veja ainda a história da infância atribulada de Philip de Edimburgo.