Felipe VI e Letizia estiveram na manhã desta quinta-feira, dia 15, no Palácio Real de Madrid, para uma homenagem de Estado às vítimas da Covid-19, num ato semelhante ao que aconteceu há um ano, a 16 de julho de 2020, que decorreu no mesmo local, no qual foi prestada homenagem a todos os que tinham morrido até então com o novo coronavírus e se manifestava esperança na vacina. Desta vez, os reis de Espanha homenagearam os profissionais de saúde, que trabalham sem descanso desde há mais de um ano, e em especial aqueles que perderam a vida, devido à doença.
Neste ato, Felipe VI entregou 102 condecorações da Gran Cruz do Mérito Civil aos familiares dos profissionais de saúde que perderam a vida, quatro de forma pública e as restantes num ato privado posterior, no interior do palácio.
Para esta ocasião, Letizia optou por um vestido que, não sendo novo – a rainha já o usou em diversas ocasiões – pode ter ‘escondida’ uma mensagem muito especial. Trata-se de uma peça de cor azul, mangas curtas abalonadas, comprimento midi e decote em V, de Bottega Venetta, com um detalhe bastante significativo: o vestido tem, na parte superior, um estampado de pequenas borboletas azuis, um inseto que pode ser visto como símbolo de renascimento, pelo que, com a escolha deste visual, a rainha de Espanha poderá ter querido passar uma mensagem de esperança.
Para completar, Letizia optou por acessórios de cor preta – sapatos de salto e clutch -, não esquecendo os seus já habituais e discretos brincos de Gold&Rose.