![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2020/01/107828069-A-infanta-Sof%C3%ADa-com-a-m%C3%A3e-Letizia-e-a-bisav%C3%B3-materna-Menchu-%C3%81lvarez-del-Valle.jpg)
Menchu Álvarez, jornalista espanhola e avó da rainha Letizia, morreu esta terça-feira, dia 27, aos 93 anos. Entretanto, a imprensa espanhola já divulgou algumas informações referentes às cerimónias fúnebres da jornalista. De acordo com o jornal Semana, o funeral será privado e acontecerá esta quarta-feira, dia 28.
A avó da rainha de Espanha será sepultada no cemitério de El Carmen, em Ribadesella, nas Astúrias, por seu desejo expresso. É também neste local que se encontram sepultados o marido de Menchu Álvarez, José Luis Ortiz, que morreu em 2005, e a sua filha Cristina Ortiz, falecida em 2001.
No funeral estarão presentes apenas familiares diretos e amigos próximos de Menchu. Outro detalhe que já foi dado a conhecer sobre este momento, é que a locutora pediu para que no seu último adeus não houvesse coroas nem ramos de flores. Esta terça-feira, após a notícia da sua morte, ouviram-se os sinos da igreja de São Salvador de Moru, que tocaram em sua homenagem.
Menchu Álvarez nasceu em Santander, a 16 de janeiro de 1928, tendo vivido em Oviedo desde a sua juventude. Apesar de ter sido vista com a família real em poucas ocasiões, esteve presente na estreia da bisneta Leonor, quando esta discursou pela primeira vez no Teatro Campoamor, em Oviedo, na entrega dos Prémios Princesa das Astúrias, em 2019.