A atravessarem um período difícil após a morte de Menchu Álvarez, avó de Letizia, os reis de Espanha decidiram manter os planos e preparam-se para viajar para Palma de Maiorca, local onde tradicionalmente passam parte das férias de verão.
O rei não deverá chegar antes de sábado, 31 de julho, dado que esta sexta-feira ainda tem um último compromisso na agenda. Depois de ter viajado para o Peru para assistir à tomada de posse do novo presidente eleito do país, Pedro Castillo, Felipe VI viaja esta sexta-feira para Salamanca para presidir à XXIV Conferência de Presidentes, que decorrerá no convento de San Esteban.
Concluído este ato, o monarca poderá viajar até Maiorca, onde irá desfrutar de uns dias de descanso na companhia da rainha e das duas filhas, Leonor e Sofía. Na próximo segunda-feira, e como é já tradição, o rei vai participar na Taça do Rei de vela, um evento no qual marca presença anualmente, mas que no ano passado foi cancelado devido à pandemia. O monarca vai competir no barco Aifos, pertencente à Armada espanhola, em pelo menos um dos seis dias que dura o evento. Existe ainda a possibilidade de que Felipe VI participe nos treinos para a competição, que terão lugar já no próximo domingo.
Já rainha vai assistir, também este domingo, dia 1, ao encerramento do festival Atlántida Mallorca Film Fest, no qual entregará os prémios Masters of Cinema à atriz Judi Dench e ao diretor Stephen Frears, dois nomes de relevo da sétima arte.
Espera-se ainda que, durante primeira semana em que vão estar no palácio de Marivent, os reis e as filhas posem para as tradicionais fotografias nos jardins da residência.