Nos últimos tempos, principalmente desde a morte do príncipe Philip, que tinha o título de duque de Edimburgo, gerou-se um debate, ainda que pouco comentado publicamente, sobre os títulos que alguns elementos da família real detêm e que, invariavelmente, poderão mudar quando o príncipe Carlos subir ao trono.
Se a morte do marido da rainha levantou o debate sobre quem ostentaria o título de duque de Edimburgo no futuro, coloca-se agora outra questão, também respeitante a títulos. Lady Louise, a filha mais velha do príncipe Eduardo e de Sophie Rhys-Jones, completa 18 anos no próximo mês de novembro. Ao atingir a maioridade passará a ser princesa?
Nas últimas décadas, os filhos da rainha adotaram posições diferentes no que respeita a esta questão. Enquanto os filhos de Carlos receberam o titulo de príncipes por serem filhos do príncipe herdeiro, a princesa Ana decidiu que não queria para os seus filhos, Peter e Zara, o título de príncipe e de princesa. Já o príncipe André quis que as filhas Beatrice e Eugenie recebessem o título de princesas no momento em que nasceram, e assim foi.
No entanto, Lady Louise e o irmão mais novo, James, Visconde Severn, filhos do príncipe Eduardo, não têm título de Alteza Real, nem de príncipe ou princesa. Porém, um decreto assinado pelo rei George V há mais de cem anos dita que os netos do monarca reinante têm direito ao título de príncipe ou princesa e ao tratamento de Alteza Real, pelo que, ao atingir a maioridade, Lady Louise tem direito a pedir que o título lhe seja concedido, já que os seus pais não pediram o título quando ela nasceu, para que pudesse ser ela a decidir se o queria quando atingisse a maioridade.
Até à data, Isabel II não mostrou interesse em mudar a norma, pelo que existe a possibilidade de que a filha mais velha dos condes de Wessex possa tornar-se princesa. Esta é também uma questão que se coloca no que respeita aos filhos do príncipe Harry, Archie e Lilibet, no dia em que o príncipe Carlos subir ao trono. A menos que a lei seja alterada – e o príncipe de Gales já manifestou vontade de ter uma monarquia reduzida, pelo que esta é uma forte possibilidade – os filhos dos duques de Sussex, que nessa altura serão netos do rei, terão direito ao tratamento de Alteza Real e ao título de príncipe e princesa.