![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2021/03/GettyImages-996288038-1477x1080.jpg)
O príncipe Harry participou na noite desta quarta-feira, dia 1 de setembro, nos British GQ Men of Year Awards, uma aparição que apanhou todos de surpresa, para entregar um prémio muito especial.
O duque de Sussex entrou ao vivo através de videoconferência, a partir da sua casa, na Califórnia, mas nem por isso deixou de se vestir a rigor. Exibindo um elegante fato preto de veludo, o príncipe apresentou o último prémio, GQ Heroes of the Year, um galardão entregue à Professora Dame Sarah Gilbert, à Dra. Catherine Green e a toda a equipa da Oxford , que desenvolveu a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19.
“Sinto-me profundamente honrado por apresentar os nossos últimos vencedores, que vocês irão reconhecer imediatamente pela sua enorme contribuição para o combate à Covid-19”, começou por dizer Harry. “A sua pesquisa inovadora para a vacina da Oxford trouxe ao mundo uma das maiores ferramentas para alcançar a igualdade nas vacinas. Até que todas as comunidades possam aceder à vacina e até que todas estejam conectadas a informações confiáveis sobre a vacina, estamos em risco”, continuou.
“Essa é uma ideia comum que eu e a minha mulher temos ouvido em reuniões com especialistas em vacinas, chefes de indústria, defensores da comunidade e líderes globais”, acrescentou ainda o duque de Sussex.
“Este é um sistema que precisamos de quebrar se quisermos superar a Covid-19 e o surgimento de novas variantes. A equipa da Oxford fez a sua parte. São heróis da mais alta ordem, que nos deram os instrumentos para lutarmos contra esta doença. São o orgulho da nação e estamos profundamente gratos pelo seu serviço”, referiu ainda o príncipe.