A Família Real da Suécia ofereceu esta terça-feira, dia 7 de setembro, o primeiro jantar de gala desde o início da pandemia. Os reis Carlos Gustavo e Sílvia, os príncipes herdeiros Victoria e Daniel e o príncipe Carl Philip receberam na última noite, no Palácio Real de Estocolmo, o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, que está esta semana em visita oficial à Suécia.
Os jantares de gala eram atos relativamente comuns, mas com a chegada da pandemia e as consequentes dificuldades de viajar entre os países, o número de visitas de Estado diminuiu e os jantares de gala tornaram-se inexistentes, como forma de evitar a propagação da Covid-19. Agora que a vida vai retomando, a pouco e pouco, a normalidade, a Casa Real da Suécia decidiu retomar estes jantares formais, pelo que pela primeira vez em quase dois anos foi possível ver a rinha e a princesa herdeira usarem vestidos compridos e tiara.
De vestido vermelho da Escada, a princesa Victoria compôs o visual com a tiara de diamantes Connaught, uma joia que pertence à família real sueca desde 1905, quando os pais da princesa Margarida de Connaught lha ofereceram como presente de casamento. Já a rainha Sílvia combinou um vestido verde esmeralda com a tiara de nove pontas, uma peça que pertenceu à rainha Sofia de Nassau.
De salientar que no jantar não esteve presente a princesa Sofia, mulher do príncipe Carl Philip, que se encontra de licença de maternidade, depois de o casal ter dado as boas-vindas ao terceiro filho, Julian, no passado 26 de março.