A BBC exibiu esta quarta-feira um documentário sobre o duque de Edimburgo, para o qual foram entrevistados os filhos e os netos do príncipe, que morreu no passado dia 9 de abril. A exibição estava inicialmente marcada para o passado dia 10 de junho, data em que se assinalaria o 100º aniversário do marido de Isabel II, mas as circunstâncias fizeram com os que planos fossem alterados e novas entrevistas fossem feitas.
A cadeia de televisão partilhou nas redes sociais um pequeno excerto desse documentário, na qual se pode ver os quatro netos mais velho do príncipe, os dois filhos da princesa Ana, Peter Phillips e Zara Tindall, assim como os dois filhos do príncipe Carlos, os príncipes William e Harry, relatarem uma brincadeira que o avô fazia com eles quando eram mais novos, mostrando o lado mais divertido do príncipe.
“Mestre do barbecue”, como o próprio duque de Sussex se referiu ao avô, pouco após a sua morte, o duque de Cambridge revelou era precisamente nesses momentos que acontecia um dos ‘jogos’ que mais divertia o duque de Edimburgo. Com a família reunida, o marido de Isabel II pedia aos netos que pegassem na mostarda. “Ele tirava a tampa [do tubo] e colocava-a nas nossas mãos… e depois ele apertava-nos mãos [de forma a] atirar mostarda para o teto”, revelou William, acrescentando: “Ele costumava ter muitos problemas com a minha avó”.
Zara Tindall também falou sobre esses episódios, que mostravam um lado mais divertido do duque de Edimburgo. “Ele fazia-me segurar na mostarda e, eu não me consigo lembrar exatamente do que ele dizia, mas ele acabava por apertar as nossas mãos e a mostarda ia para o teto”, contou. “Acho que as marcas ainda lá estão”, acrescentou Peter Phillips.
“Ele gostava dessas piadas, de brincar com os miúdos e de ser avô”, acrescentou ainda William.