Tal como já tinha sido anunciado pela imprensa espanhola no início desta semana, apesar de não ter havido confirmação por parte da Casa Real, os reis de Espanha viajaram esta quinta-feira para La Palma, nas Canárias, onde têm estado a conversar com os habitantes locais, podendo ver de perto os estragos que a erupção do vulcão Cumbre Vieja tem causado.
Felipe VI e Letizia, acompanhados pelo primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, deslocaram-se até à ilha, numa altura em que a erupção do vulcão já consumiu cerca de 200 casas, destruiu estradas e milhares de hectares de terrenos de cultivo.
A visita dos reis teve início no Quartel El Fuerte, cedido pelo Ministério da Defesa para esta emergência, e no qual se encontram alojadas algumas das pessoas que tiveram que ser retiradas da suas casas, com as quais os monarcas conversaram, deixando-lhes uma palavra de apoio.
Felipe VI e Letizia reuniram-se ainda com os representantes dos diversos corpos de segurança e serviços que estão envolvidos nos trabalhos de emergência e evacuação, como o Exército, a Guardia Civil, ou a Cruz Vermelha, entre outros, a quem os reis dirigiram agradecimentos pelo trabalho prestado.
Recorde-se que, com esta viagem de última hora, os reis de Espanha tiveram que suspender alguns dos compromissos que tinham na sua agenda oficial, entre os quais a abertura da temporada do Teatro Real, que decorre esta noite, um ato no qual marcará presença a rainha Sofía.