Anualmente, Letizia costuma fazer uma viagem humanitária a um país estrangeiro, um costume que herdou da sogra, a rainha Sofía, que enquanto foi consorte fez muitas deslocações deste tipo, para apoiar os mais necessitados.
Este ano não será exceção e o destino escolhido é o Paraguai, uma viagem feita em coordenação com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. A notícia foi avançada pelo Ministro das Relações Exteriores paraguaio, Euclides Acevedo, que revelou ainda a data em que a visita se realiza, 2 de novembro.
“A rainha de Espanha vem fortalecer laços de cooperação não apenas no campo económico, mas também no campo cultural”, revelou, no Palácio do Governador, após a entrega das credenciais da nova embaixadora de Espanha, Carmen Castiella, ao Presidente do país, Mario Abdo Benítez.
Também o Ministério dos Assuntos Exteriores de Espanha confirmou a informação, acrescentando que esta será uma visita de três dias. “A Direção Geral de Comunicação, Diplomacia Pública e Redes tornou público o seguinte comunicado: Sua Majestade, a Rainha, realizará uma viagem de cooperação ao Paraguai entre os próximos dias 2 e 4 de novembro. Dona Letizia poderá conhecer o trabalho que a Cooperação Espanhola desenvolve no Paraguai nas áreas da saúde, educação, cultura, e da mulher. Sua Majestade será acompanhada nesta viagem de cooperação pela Secretária de Estado da Cooperação Internacional, Pilar Cancela Rodríguez”.
De recordar que esta será a sexta viagem de cariz humanitária de Letizia enquanto rainha de Espanha, lugar que ocupa desde 2014. Em 2015 a monarca visitou as Honduras e El Salvador. Já em 2016 optou por ficar em Espanha, dada a instabilidade política que o país atravessava, mas no ano seguinte visitou o Senegal. Em 2018 optou pela República Dominicana e pelo Haiti e em 2019 esteve em Moçambique. Já no ano passado, e apesar da crise provocada pela pandemia e das limitações nas deslocações, Letizia conseguiu, em dezembro, visitar as Honduras.