![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2020/11/felipe-vi.jpg)
Oviedo volta a ser esta quinta-feira, dia 21, e até sábado, 23, palco das comemorações dos Prémios Princesa das Astúrias. Os vencedores da edição deste ano vão receber os galardões amanhã, sexta-feira, mas na noite desta quinta-feira já vai ser possível ver os reis, Felipe VI e Letizia, e as duas filhas, Leonor e Sofía, a assistirem ao tradicional concerto promovido pela Associação Princesa das Astúrias.
Tal como já aconteceu em 2019 e 2020, este ano também é esperado que a princesa Leonor volte a discursar, não só na entrega dos prémios, como também na entrega do Prémio ‘Pueblo Ejemplar‘, que todos os anos é atribuído a uma localidade asturiana.
Antes de Leonor ocupar o lugar de herdeira, era o então príncipe Felipe, seu pai, quem discursava nestes prémios, que nessa altura se chamavam Prémios Príncipe das Astúrias, o título que o atual monarca detinha enquanto o seu pai, Juan Carlos, reinava.
No entanto, em 1984, o então jovem Felipe, de 16 anos, não marcou presença na entrega dos prémios desse ano. Tal como acontece com Leonor, que estuda atualmente no País de Gales, também naquela altura o príncipe estudava fora de Espanha, mas num local mais longe do que aquele que foi escolhido para a sua filha. O filho de Juan Carlos e Sofía era, naquela altura, aluno do Lakerfield College School, em Toronto, no Canadá, pelo que naquele ano não esteve presente na entrega dos prémios.
De recordar que os Prémios Príncipe das Astúrias foram fundados em 1981 e mantiveram esse nome até 2014, ano em que Felipe ascendeu ao trono e a filha mais velha, Leonor, passou a ocupar o primeiro lugar na linha da sucessão ao trono. Nessa altura passaram a ter o nome de Prémios Princesa das Astúrias, denominação que mantêm até hoje.