Todos os anos, Letizia costuma fazer uma viagem humanitária a um país estrangeiro, uma tradição que herdou da rainha Sofía, que sempre participou em deslocações deste tipo, para apoiar populações mais desfavorecidas. Este ano, o destino escolhido é o Paraguai, uma informação que foi confirmada na semana passada pelo Ministro das Relações Exteriores paraguaio, Euclides Acevedo.
“A rainha de Espanha vem fortalecer laços de cooperação não apenas no campo económico, mas também no campo cultural”, revelou, no Palácio do Governador, após a entrega das credenciais da nova embaixadora de Espanha, Carmen Castiella, ao Presidente do país, Mario Abdo Benítez.
Depois de no último fim de semana os reis de Espanha e as filhas terem estado em Oviedo para a entrega dos Prémios Princesa das Astúrias, a agenda de Letizia continua bastante preenchida com visitas a locais fora da capital espanhola: esta quinta e sexta-feira esteve na Galiza e em Navarra, respetivamente, e na próxima semana viaja para o Paraguai, onde ficará entre terça-feira, dia 2, e quinta-feira, 4.
Nesta visita, a rainha vai fazer-se acompanhar pela Secretária de Estado da Cooperação Internacional de Espanha, Pilar Cancela Rodríguez.
De recordar que esta será a sexta viagem de cariz humanitário de Letizia enquanto rainha de Espanha, lugar que ocupa desde 2014. Em 2015 a monarca visitou as Honduras e El Salvador. Já em 2016 optou por ficar em Espanha, dada a instabilidade política que o país atravessava, mas no ano seguinte visitou o Senegal. Em 2018 optou pela República Dominicana e pelo Haiti e em 2019 esteve em Moçambique. Já no ano passado, e apesar da crise provocada pela pandemia e das limitações nas deslocações, Letizia conseguiu, em dezembro, visitar as Honduras.