
Ao fim de quatro anos de noivado Mako do Japão e Kei Komuro disseram o ‘sim’ no passado dia 26 de outubro. Depois de o casamento inicialmente previsto para 2018 ter sido adiado em mais do que uma ocasião, primeiro por problemas financeiros da família do noivo e depois pela pandemia de Covid-19, a filha mais velha dos príncipes herdeiros está finalmente casada, um enlace que aconteceu numa cerimónia simples, muito longe da pompa que costumam ter os casamentos da família imperial.
Ao dizer ‘sim’ a Komuro, Mako despediu-se dos seus deveres reais, das regalias que sempre conheceu, da vida no palácio e do título de princesa. Agora espera-a uma nova vida nos Estados Unidos, mais concretamente em Nova Iorque, onde o marido trabalha. Mas parece que os problemas continuam e o casal enfrenta agora a primeira adversidade, menos de uma semana depois do enlace.
No final de junho, Kei Komuro terminou o curso de Direito na Universidade de Fordham e apresentou-se a um exame estatal no mês seguinte. Em caso de aprovação, o marido de Mako poderia começar a trabalhar num escritório de advogados, mas, de acordo com o jornal Japan Times, Komuro reprovou na prova.
Das 9227 pessoas que se apresentaram a este exame, 5791 foram aprovadas, uma lista na qual o nome de Komuro não consta, de acordo com a mesma publicação. Assim, e apesar deste contratempo, Kei Komuro deverá voltar a submeter-se a esta prova na próxima chamada, que está prevista para fevereiro do próximo ano.
De recordar que, de acordo com as declarações dadas pelo casal em conferência de imprensa após o casamento, os dois deverão mudar-se brevemente para Nova Iorque.