Dom Duarte Pio de Bragança e D. Isabel Herédia viveram um momento de hesitação antes do casamento, celebrado a 13 de maio de 1995.
A revelação sobre esta situação foi feita em janeiro deste ano no programa da manhã da TVI “Dois às 10”. Em conversa com Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz, os duques recordaram alguns momentos que marcaram a vida em casal e falaram sobre a família que construíram.
Ao recordarem o casamento, ficou a saber-se que o duque teve de pedir a mão da amada em duas ocasiões diferentes. Isto porque, da primeira vez, Isabel Herédia respondeu “tenho de pensar”.
A hesitação é explicada. “Como ia dar uma volta à minha vida, tive de pensar bem se queria abdicar de uma certa liberdade”, disse Isabel Herédia, continuando: “Na altura, hesitei um bocadinho e o Duarte pensou que, se eu não quisesse, não era preciso. Aí eu fiquei ofendida. Aí era o Duarte a dizer que não”.
Surgiu então o segundo pedido, que aconteceu num local paradidíaco. Dom Duarte elegeu a lha Bela da Princesa, no Brasil, e admite, voltou a propor casamento à amada com receio de a perder para sempre: “Tenho primos e bons amigos no Brasil e pensei ‘se calhar há ali qualquer coisa então vou antecipar-me’”. Aqui, a resposta foi o tão desejado “sim”.
Casados há 25 anos, têm três filhos em comum, Afonso, Maria Francisca e Dinis.