Mako do Japão já está em Nova Iorque. A informação é avançada pelo The Guardian, que diz que a filha do príncipe herdeiro Akishino e o marido, Komuro, embarcaram em Tóquio num avião comercial este domingo, dia 14, com destino aos Estados Unidos da América.
O casal irá viver em Nova Iorque, cidade onde Komuro trabalha num escritorio de advogados. Uma mudança esperada e que marca o início de uma nova vida para Mako, que abdicou dos títulos reais por um casamento por amor.
Recorde-se, no entanto, que este casamento esteve envolto em controvérsia. Além do choque da decisão de Mako, houve ainda polémica quando foram tornados públicos alegados problemas financeiros da família do noivo. O casamento foi adiado em mais do que uma ocasião e deverá também ter sido esse o motivo que levou a ainda princesa a renunciar ao dote de mais de um milhão de euros a que teria direito por se casar com um plebeu e perder o título e o estatuto. Às mulheres da família imperial que se casam com homens que não pertencem à realeza é-lhes oferecido um generoso dote como forma de “manter a dignidade de uma pessoa que foi membro da família imperial”.
No entanto, esse montante procede dos cofres públicos, pelo que, dado que grande parte da população se mostra descontente com o enlace, Mako considerou que devia recusá-lo. Antes do asamento, e devido ao que tem vivido nos últimos anos, um porta-voz da Casa Imperial revelou que a princesa foi diagnosticada com stress pós-traumático.