Esta terça-feira, dia 16, foi publicada na Holanda a biografia da princesa Amalia, um livro da autoria de Claudia de Breij, com o qual a família real pretende assinalar a chegada da princesa de Orange à maioridade, uma data que a filha mais velha dos reis Guilherme e Máxima celebra no próximo dia 7 de dezembro.
O livro, intitulado “Amalia”, é uma biografia autorizada e conta com episódios da vida da jovem princesa relatados pela própria. “Claudia de Breij escreveu o livro baseado nos encontros com a princesa. É um reflexo das suas conversas e das impressões da autora e contém fotografias do arquivo privado da princesa Amalia”, refere a Casa Real, na legenda de um vídeo partilhado nas redes sociais, no qual se pode ver a escritora à conversa com a princesa.
Na obra são descritos alguns episódios divertidos da infância da princesa. Amalia revelou que desde criança que é apaixonada por joias reais. “Amo as tiaras. Mostra-me uma e saberei de onde vem. Consigo reconhecer todas as tiaras da Europa. Costumava pôr as da minha mãe e também as suas joias. Quando era pequena ela estava a preparar-se para um jantar importante e gritava pela casa: “Amalia, onde está o meu anel?”, contou a herdeira.
De salientar que esta ideia de escrever um livro sobre o herdeiro ao trono holandês na altura em que completa 18 anos não é algo recente. Em 1985 foi publicada uma obra sobre o atual rei, o então príncipe Guilherme, da autoria de Renate Rubinstein, e em 1955 Hella Haasse publicou “Retrato da princesa Beatriz”, uma obra sobre a então princesa herdeira.