Está lançada a crise entre a BBC e a casa real britânica. A estação televisiva britânica prepara-se para exibir um documentário em duas partes sobre a relação entre os príncipes William e Harry. A questão é que não permitiu que a família real britânica tivesse acesso prévio aos conteúdos que vão ser transmitidos.
Por isso mesmo, de acordo com fontes próximas da rainha, quer a monarca como o príncipe Carlos e o príncipe William estão a considerar se vão manter as cooperações com a cadeia televisiva ou realizar um ‘boicote’ à BBC. Desta forma, perdia-se a habitual colaboração, que se deveria estender às celebrações do Jubileu de Platina de Isabel II, que se realizam em 2022.
A verdade é que o programa, escrito e apresentador por Amol Rajan, um republicano que já por diversas vezes teceu duras críticas à monarquia, está envolto em enorme secretismo. A questão é que, ao não permitir mostrar o conteúdo previamente aos envolvidos, a BBC está a recusar à Casa Real o direito de resposta. O que o Palácio de Buckingham fez saber é que, sem ver o documentário ou saber pormenores sobre o que é afirmado neste, torna-se complicado fazer comentários sobre o mesmo.
De acordo com o jornal ‘The Mail on Sunday‘, no documentário é sugerido que os irmãos estão de costas voltadas após a saída dos duques de Sussex da vida real, ao abdicarem do estatuto de membros séniores da família real.
A juntar a esta situação, há ainda a descoberta recente que o jornalista Martin Bashir enganou a princesa Diana para conseguir obter a famosa entrevista sobre os problemas da mulher de Carlos no palácio. Na altura, o príncipe William condenou publicamente a BBC, que teve de se desculpar com a família real e pagar uma indenização significativa.