Nos últimos dias, o clima de tensão entre a família real britânica e a BBC é notório e adensa-se agora com a última decisão tomada por William e Kate. Os duques de Cambridge impediram a estação de televisão britânica de exibir o Concerto especial de Natal, segundo avança o jornal The Sun.
Em vez disso, o evento, que decorrerá na Abadia de Westminster e será apresentado pela duquesa, será emitido pela ITV, de acordo com o mesmo jornal, que refere ainda que os filhos dos duques de Cambridge, os príncipes George, Charlotte e Louis, poderão marcar presença no evento.
“Naturalmente, a maior parte da programação da realeza vai automaticamente para a BBC, porque é a emissora nacional. Agora parece que futuramente vão trabalhar mais com a ITV”, refere a mesma fonte, ao The Sun. “A ITV ficou muito surpreendida, mas encantada ao ser escolhida para emitir este exclusivo. Será um fantástico concerto de canções de Natal. Estava tudo planeado para ser na BBC1, mas o plano foi alterado nos últimos dias por causa da terrível desavença em torno do documentário”, contou ainda a fonte.
Esta mudança poderá ser uma ‘retaliação’ da família real face ao documentário recentemente exibido pela BBC, ao qual os membros da realeza não tiveram acesso prévio, e que fala sobre a suposta conturbada relação entre os príncipes William e Harry. O primeiro episódio abordou ainda a reação dos media com nova geração da realeza e a resposta positiva que estava a receber, falando ainda sobre os anos após o Jubileu de Diamante da rainha, incluindo o noivado e casamento de Harry e Meghan.
Contrariamente ao que costuma acontecer, a família real decidiu pronunciar-se após a exibição deste episódio e a opinião com que ficaram não é positiva. “Uma imprensa livre, responsável e aberta é vital para uma democracia saudável. Contudo, por vezes, apresenta como factos afirmações que são exageradas e infundadas, que vêm de fontes não identificadas, e é dececionantes quando um órgão, incluindo a BBC, lhes dá credibilidade”, refere a carta.