A única filha de William e Kate, a princesa Charlotte, tem atualmente o tratamento de Sua Alteza Real, a princesa Charlotte de Cambridge, mas no futuro poderá vir a adquirir outro título. Quando o príncipe William se tornar rei, a filha poderá receber o título de Princesa Real – que agora detém a princesa Ana, única filha de Isabel II -, mas para que a bisneta da rainha venha algum dia a receber o título é preciso que se conjuguem diversos fatores.
No último aniversário da princesa Ana, no passado dia 15 de agosto, data em que celebrou 70 anos, a Casa Real partilhou alguns dados sobre o seu título. “S.A.R. a Princesa Ana foi nomeada Princesa Real, um título tradicionalmente atribuído à filha mais velha do Soberano, desde 1987. S.A.R. é a sétima Princesa Real, depois da princesa Mary, a única filha do rei George V”.
Como o príncipe Carlos, que deverá reinar depois da mãe, só tem dois filhos homens, a próxima ‘royal’ a recebê-lo deverá ser a neta mais velha, Charlotte, quando William se tornar rei. No entanto, tal não poderá acontecer enquanto a anterior Princesa Real for viva, ou seja, se a princesa Ana ainda estiver viva quando o sobrinho subir ao trono, continuará a ser ela a deter o título.
Apesar de ser a filha mais velha de George VI, a própria rainha Isabel II nunca chegou a receber esse título, uma vez que a sua tia Mary ainda o detinha quando o rei morreu e Isabel foi coroada.
Além disso, o título não é herdado, tem que ser o próprio monarca a outorgá-lo, pelo que William poderá decidir não o atribuir à filha, ou pelo menos não logo após a morte da tia. A própria princesa Ana não o recebeu imediatamente quando este ficou ‘disponível’, em 1965, após a morte da princesa Mary. De facto, recebeu-o mais de 20 anos depois, em 1987.