A infanta Cristina e Iñaki Urdangarín emitiram um comunicado a anuncia o fim do casamento. A nota foi enviada à Agência EFE e anuncia o rompimento após 25 anos de casamento.
“De mútuo acordo, decidimos terminar o nosso relacionamento conjugal. O compromisso com os nossos filhos permanece intacto. Por se tratar de uma decisão privada, pedimos o máximo respeito a todos os que nos rodeiam. Cristina de Borbón e Iñaki Urdangarin”, diz a missiva.
O casamento da infanta Cristina e Iñaki Urdangarin aconteceu a 4 de outubro de 1997 em Barcelona e têm quatro filhos: Juan Valentín, Pablo, Miguel e Irene. Já há algum tempo que existiam rumores de crise no casamento, sendo que o ex-atleta ficou a morar na cidade Vitória depois de ter sido autorizado a dormir fora da prisão de Ávila, onde cumpria pena pelo caso Nóos, enquanto a irmã de Felipe VI continuou a viver na Suíça com a filha.
Contudo, as fotografias divulgadas a semana passada tiram ditado o fim. Nas imagens, Iñaki Urdangarín surge a dar um passeio na praia de mão dada com uma colega de trabalho, Ainhoa Armentia, advogada de 43 anos.
“Coisas acontecem e vamos gerir tudo da melhor forma possível”, disse à imprensa o ex-atleta no dia seguinte à publicação das imagens. Quando questionado sobre como está a família, respondeu: “Vamos lidar [com a situação] com calma e juntos, como sempre”.
A resolução passou pela oficalização do fim do casamento, como agora é anunciado publicamente.