Como forma de mostrarem solidariedade para com o povo ucraniano, o príncipe Carlos e a mulher, Camilla, visitaram esta quarta-feira, dia 2, uma catedral católica de uma comunidade desse país, em Londres.
O herdeiro do trono e Camilla fizeram uma oração, acenderam velas, depositaram flores e conversaram com os funcionários do templo religioso sobre o que está a acontecer na Ucrânia. Foi-lhes dito que os homens que querem partir para o país de origem para lutarem na guerra vão à catedral pedir uma bênção antes de viajarem.
Num momento em que conversou com a comunidade, Camilla ficou com lágrimas nos olhos, dizem os jornalistas britânicos que acompanharam esta visita. Tanto que a duquesa acabou mesmo por abraçar Inna Prystaiko, a mulher do embaixador ucraniano, Vadym Prystaiko, garantindo-lhe que irá rezar por ela. Um gesto que tocou o casal, como ambos confirmaram posteriormente.
“Tenho de dizer que eu e a minha mulher estamos profundamente comovidos por tudo o que ouvimos hoje durante a nossa visita e também com a extraordinária coragem, generosidade e resistência da comunidade ucraniana perante uma agressão tão terrível”, afirmou o príncipe.
Sabe-se que Carlos e Camilla têm mantido contacto com comunidades ucranianas, às quais oferecem apoios.