Está em exposição do Palácio de Kensingont ‘Life Through A Royal Lens’, inaugurada no início do mês. Entre as várias obras expostas, há um retrato inédito da princesa Diana, captado em 1988 por David Bailey, que fotografou a mãe dos príncipes William e Harry por diversas ocasiões.
Em entrevista à imprensa britânica, Bailey faz algumas revelações sobre as sessões em capturava imagens da Princesa do Povo, como foi apelidada. E dá declarações que podem ser inesperadas. “A princesa Diana tinha um cabelo horrível. Era como uma boneca de plástico”, garante, explicando que tal acontecia por usar muita laca, de modo a manter todos os fios no lugar.
Sobre o retrato exposto agora no Palácio de Kensington, Bailey conta que a imagem foi captada quando a princesa tinha 27 anos e que ficou escondido durante 34 anos, sendo apenas agora revelado. Conta que Diana usava um vestido assimétrico e que aconteceu um pequeno acidente durante a sessão: o seu assistente bateu com um holofote de luz na cabeça da princesa. O fotógrafo admite que ficou assustado e apreensivo com a reação de Diana. No entanto, esta desvalorizou a situação, encolhendo os ombros e pedindo a todos para continuarem o trabalho.
David Bailey é um fotógrafo de renome que já tirou retratos à própria rainha Isabel II. Tem trabalhos dentro de diferentes áreas, desde a moda à cultura e política.