Victoria Federica é a mais velha das quatro netas dos reis eméritos de Espanha. Juan Carlos e Sofía são avós de oito netos – quatro rapazes e quatro raparigas -, e sempre se disse que a filha da infanta Elena era a preferida do avô, com o qual partilha alguns gostos, como é o caso da tauromaquia.
Foi precisamente neste âmbito que Victoria Federica falou sobre Juan Carlos esta segunda-feira, dia 14 de março, quando esteve na praça de touros de Las Ventas, em Madrid, para assistir à Gala de San Isidro.
A filha da duquesa de Lugo sempre teve um perfil mais discreto, recusando-se a dar declarações sobre a família. Por esse motivo, causou alguma surpresa no início desta semana ao falar tranquilamente sobre o rei Juan Carlos.
Quando questionada sobre de onde vinha o seu gosto pelas corridas de touros, Victoria respondeu que este foi um interesse que ganhou ao acompanhar frequentemente a mãe e o avô a este tipo de eventos, referindo depois que sente a falta de Juan Carlos. “Espero poder voltar aos touros com o meu avô”, assegurou a jovem, de 21 anos.
Recorde-se que o rei emérito poderá regressar brevemente a Espanha, ainda que não em definitivo, uma vez que o Supremo Tribunal espanhol decretou o arquivamento dos processos de investigação que mantinha abertos sobre a sua fortuna e que estavam relacionados com as alegadas comissões ilegais que teria recebido pela adjudicação da linha de comboios que ligava Medina a Meca, assim como do suposto uso de cartões ‘black‘ pagos pelo empresário mexicano Allen Sanginés-Krause e da fortuna que teria ocultado na ilha de Jersey.