
A princesa Leonor está prestes a celebrar o primeiro aniversário da sua estreia a solo na vida institucional. Foi a 24 de março de 2021 que a filha mais velha dos reis Felipe VI e Letizia inaugurou uma nova etapa na sua vida como futura rainha de Espanha e participou nas comemorações do XXX aniversário do Instituto Cervantes.
Nesse momento especial, a princesa das Astúrias esteve acompanhada pela vice-presidente do Governo espanhol Carmen Calvo, e pelo diretor do Instituto Cervantes, Luís García Montero, que estiveram a seu lado quando depositou na Caixa das Letras o exemplar da Constituição que leu em outubro de 2018 – a primeira vez que falou em público – e o exemplar de Dom Quixote, cuja leitura partilhou com a irmã, a infanta Sofía, em abril de 2020, durante o primeiro confinamento.
Depois desse momento, e dado que começou a estudar no UWC Atlantic College, no País de Gales, no final de agosto do ano passado, poucas foram as ocasiões em que Leonor voltou a ser vista em público. Regressou a Espanha em outubro para presidir à entrega dos Prémios Princesa das Astúrias e sabe-se que esteve novamente em Madrid na época do Natal e Ano Novo, ainda que desse período não haja qualquer registo fotográfico na princesa.
No entanto, já se sabe quando é que Leonor vai voltar a Espanha (e provavelmente com direito a fotografias ao lado da família!). No próximo dia 14 de abril, o internato onde estuda inicia o seu período de férias da primavera, que coincide com Semana Santa e a Páscoa, que este ano se comemora no dia 17 desse mês. E é precisamente nesse dia que se espera que a princesa possa surgir novamente em público, acompanhada dos pais, da irmã e da avó, a rainha Sofía, uma vez que deverão assistir à missa de Páscoa, um momento que foi suspenso nos últimos dois anos devido à pandemia.
O período de férias do UWC Atlantic College durará dez dias, pelo que Leonor deverá ficar em Espanha até 24 de abril, data em que regressará a Gales para o último período escolar antes das férias de verão.