Depois das especulações das últimas semanas sobre a possibilidade de a rainha não assistir ao serviço religioso em homenagem ao falecido marido, o duque de Edimburgo, por recentemente apresentar uma saúde mais frágil, a Casa Real confirmou que Isabel II viajará para Londres, onde o momento decorre esta terça-feira, dia 29.
A rainha estará acompanhada por vários elementos da família, como o príncipe Carlos e a mulher, Camilla, William e Kate, a princesa Ana a e o marido, Sir Timothy Laurence, e o filho mais novo, o príncipe Eduardo, e a condessa de Wessex, assim como os filhos de ambos, Lady Louise e James.
Também o príncipe André, que se afastou dos deveres reais em 2019, deverá aparecer neste momento especial de homenagem ao pai, acompanhado pelas filhas, as princesas Beatrice e Eugenie, e os respetivos maridos, Edoardo Mapelli Mozzi e Jack Brooksbank. Além destes, da família real é ainda esperada a presença do príncipe e princesa Michael de Kent, do duque de Kent e dos duques de Gloucester.
Além da família real britânica, e de acordo com a imprensa inglesa, marcarão presença outros elementos das Casas Reais europeias, como é o caso dos reis Philippe e Mathilde da Bélgica, a rainha Margarida da Dinamarca, o príncipe Alberto do Mónaco, a grã-duquesa Maria Teresa do Luxemburgo, os reis Guilherme e Máxima da Holanda, os reis Felipe VI e Letizia de Espanha, os reis Harald e Sonia da Noruega e os reis Carlos Gustavo e Sílvia da Suécia.
A cerimónia decorre esta terça-feira, dia 29, na Abadia de Westminster.