Guilherme e Máxima da Holanda chegaram na manhã desta terça-feira, dia 5, à Praça Dam, em Amesterdão, para um encontro com o Presidente da Índia, Ram Nath Kovind, que está em visita de Estado aos Países Baixos acompanhado pela mulher, Savita Kovind.
Antes do encontro entre os Chefes de Estado, a rainha parou na rua para saudar uma cara familiar, que encontrou entre o grupo de pessoas que os aguardava. Atrás do cordão de segurança encontrava-se Nadia Rashid, uma mulher de origem indiana de desde 2016 luta para que a filha, Insiya, lhe seja devolvida, depois de ter sido sequestrada a mando do pai nesse ano, em Amesterdão, e levada para a Índia.
O caso tornou-se mediático no país e a mulher já tinha pedido o auxílio dos reis noutras ocasiões, pelo que aproveitou a visita do Presidente do seu país para fazer ouvir a sua voz novamente, voltando a pedir ajuda aos reis. “Acredito que com o seu apoio e compromisso possam trazer a Insya de novo aos Países Baixos, a sua casa”, escreveu, na sua conta no Twitter, pedindo agora que intercedam por ela junto do Presidente da Índia.
Insiya tem cidadania holandesa e o seu retorno legal imediato foi exigido desde o início do processo judicial. Os sequestradores e o pai foram condenados a uma pena de prisão, mas não foram presos nem devolveram a menina, que tinha apenas dois anos quando foi levada para a Índia. Em 2018, o tribunal de Haia concordou com o pai, determinando que a Holanda não tinha jurisdição para exigir a devolução da criança, uma decisão que foi posteriormente anulada pelo Supremo Tribunal.