Há precisamente um ano a família real britânica, em especial a rainha Isabel II, vivia um dia particularmente difícil. Ao final da manhã do dia 9 de abril de 2021, o Palácio de Buckingham dava a triste notícia da morte do duque de Edimburgo, aos 99 anos.
“É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte do seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor”, referia então o comunicado.
Philip Mountbatten, nasceu a 10 de junho de 1921 na ilha de Corfu, na Grécia, filho do príncipe André da Grécia e Dinamarca e da princesa Alice de Battenberg. Ao lado da rainha Isabel II desde 1947, ano em que se casaram, foi o consorte mais velho e de maior reinado da história do Reino Unido. Afastou-se dos deveres reais em 2017, tendo cumprido 69 anos ao serviço da Coroa britânica
A 6 de fevereiro de 1952, após a morte do rei Jorge VI, a então princesa Isabel subiu ao trono, com o nome de Isabel II. A coroação aconteceu a 2 de junho de 1953 e Philip tornou-se, então, príncipe consorte, título que manteve até à sua morte, passando a ter o tratamento de Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo.
A monarca e o príncipe foram pais de quatro filhos, o príncipe Carlos, herdeiro da Coroa, e os príncipes Ana, André e Eduardo. A rainha e o marido tiveram ainda oito netos e, à data da sua morte, Philip era bisavô dez bisnetos (atualmente Isabel II tem já 12 bisnetos, sendo as duas mais novas as filhas de Harry e Meghan e da princesa Beatrice e de Edoardo Mapelli Mozzi, Lilibet e Sienna, respetivamente, que nasceram em junho e em setembro de 2021).
Recorde, na galeria, algumas fotografias do príncipe Philip, captadas ao longo da sua vida!