
Aos 96 anos e aparentando já algumas dificuldades de locomoção, a rainha Isabel II, que reside agora no Castelo de Windsor, tem preferido as reuniões através de videoconferência às presenciais e tem delegado alguns atos oficiais no seu filho mais velho, Carlos, e na mulher, Camilla, assim como no neto William e em Kate.
No entanto, deverá ser possível voltar a ver a rainha num momento solene já na próxima terça-feira, dia 10 de maio. De acordo com a revista Hello!, a monarca tem a intenção de presidir à Abertura do Parlamento, um ato oficial ao qual faltou em apenas duas ocasiões ao longo dos seus 70 anos de reinado: a primeira em 1959, quando estava grávida do príncipe André, e a segunda em 1963, durante a gravidez do seu quarto filho, o príncipe Eduardo.
No entanto, e ainda que seja vontade de Isabel II estar presente neste momento, um porta-voz do Palácio de Buckingham informou a revista britânica que só no dia da cerimónia é que será possível confirmar a presença da monarca. Em caso de ausência da rainha, deverá ser o príncipe herdeiro, Carlos, quem tomará o seu lugar no evento.