O príncipe Harry e a mulher, Meghan, viajam com os filhos no próximo mês de junho para o Reino Unido para assistirem às comemorações do Jubileu de Platina da rainha Isabel II, que decorrerem entre os dias 2 e 5 de junho, coincidindo com o aniversário da pequena Lilibet. A filha dos duques de Sussex celebra o primeiro aniversário a 4 de junho, pelo que as comemorações desta data especial deverão acontecer em Londres.
A decisão do casal foi anunciada no final da última semana por um porta-voz dos duques de Sussex, pouco depois de o Palácio de Buckingham ter referido que Harry e Meghan não irão aparecer na varanda com a restante família real como é tradição durante as celebrações do Trooping the Colour.
“O príncipe Harry e Meghan, o duque e a duquesa de Sussex, estão muito felizes e honrados por assistirem às celebrações do Jubileu de Platina da Rainha n0 mês de junho com os seus filhos”, referiu o porta-voz do casal, em comunicado.
De recordar que esta será a primeira vez que Harry e Meghan regressam ao Reino Unido com os filhos desde que abandonaram os deveres reais e se mudaram para os Estado Unidos, em março de 2020. Esta será também a primeira vez que a rainha irá conhecer a pequena Lilibet, que recebeu o nome em sua homenagem.
O filho mais novo do príncipe Carlos já tinha manifestado o seu desejo de regressar a Inglaterra com a família, tendo referido que ainda não o tinha feito devido a não se sentir seguro no seu país, uma vez que já não goza de proteção policial nem lhe era permitido pagar pela sua própria segurança.
Apesar de ser comum ver grande parte da família real reunida na varanda do palácio no dia das celebrações do Trooping the Colour, um porta-voz do Palácio de Buckingham explicou que este ano a rainha decidiu que apenas um grupo restrito terá acesso a este ‘privilégio’. “Depois de uma cuidadosa consideração, a rainha decidiu que a tradicional aparição na varanda do ‘Trooping the Colour’ este ano, quinta-feira, 2 de junho, se limitará a Sua Majestade e aos membros da família real que atualmente estão a desempenhar funções públicas oficiais em nome da rainha”, refere o comunicado.
Isto significa que, além de Harry e Meghan, também o príncipe André não aparecerá na varanda do palácio ao lado da mãe, dos irmãos e de alguns dos sobrinhos.