Os grão-duques do Luxemburgo, Henri e María Teresa, chegaram esta quarta-feira, dia 11 de maio, a Lisboa, para uma visita oficial de dois dias, a convite de Marcelo Rebelo de Sousa, que recebeu o casal grã-ducal na Praça do Império. Esta visita, a segunda do Chefe de Estado luxemburguês e da mulher a Portugal, tem como objetivo assinalar a histórica relação de amizade entre os dois países.
Durante este primeiro dia, e depois de Marcelo e o grão-duque passarem revista às tropas, o casal visitou o Mosteiro dos Jerónimos, tendo depois reunido com o Presidente da República no Palácio de Belém. Da parte da tarde, Henri e María Teresa foram recebidos na Câmara Municipal de Lisboa por Carlos Moedas, que entregou a chave da cidade ao grão-duque.
O dia continuou com uma passeio a bordo do histórico elétrico 28, onde o casal grã-ducal, novamente acompanhado por Marcelo Rebelo de Sousa, pôde conhecer um pouco mais da cidade. Por fim, este primeiro dia terminou com um jantar de gala, oferecido pelo Presidente, que decorreu no Palácio Nacional da Ajuda.
De recordar que os dois países mantêm relações estreitas há já várias décadas. Atualmente residem no Luxemburgo cerca de 95 mil portugueses, que compõem a maior comunidade estrangeira a residir no país.
Veja as imagens deste primeiro dia dos grão-duques em Lisboa na galeria!