Quase dois anos depois de se ter mudado para Abu Dhabi, o rei Juan Carlos regressou a Espanha esta quinta-feira, dia 19 de maio, tendo sido recebido pela filha mais velha, a infanta Elena.
Na manhã desta sexta-feira, o rei emérito foi recebido com aplausos na sua chegada ao Real Clube Náutico de Sanxenxo, para participar este fim de semana no Troféu InteRías. Esta primeira viagem do rei emérito a Espanha termina na próxima segunda-feira, 23, dia em que regressa aos Emirados Árabes Unidos, após reunir-se no Palácio da Zarzuela com o filho, Felipe VI, e com a mulher, a rainha Sofía.
No entanto, foi avançada esta manhã a informação de que a próxima visita do antigo Chefe de Estado ao seu país poderá estar para breve. Telmo Martín, Presidente da Câmara de Sanxenxo, garante que o rei pretende voltar já no próximo mês de junho. “[O rei Juan Carlos] confirmou-me que vai assistir ao campeonato do mundo de vela, que decorre de 10 a 18 de junho, e disse-me que tem que defender o título”, referiu, informações que foram posteriormente confirmadas à imprensa espanhola por Pedro Campos, amigo próximo do rei e integrante da equipa do veleiro Bribón 500, no qual o rei costuma competir.
Campos explicou que toda a equipa tem a intenção de revalidar o título de campeões do mundo alcançado no Canadá, em 2017, e na Finlândia, em 2019.
De acordo com o calendário das regatas previstas para o mundial, a confirmar-se a presença de Juan Carlos nesta competição, a sua próxima viagem a Espanha deverá ser mais longa que esta, uma vez que estão programadas nove regatas para o mês de junho, que se iniciam no dia 10 – precisamente com a regata que tem o seu nome, “Regata Rei Juan Carlos” – e terminam uma semana depois, a 18 de junho, com a entrega dos prémios da Regata Xacobeo 6mR Worlds.
De recordar que há alguns meses, o rei emérito enviou uma carta ao filho onde referia que, apesar de manter residência em Abu Dhabi, prendia viajar para Espanha com alguma regularidade, para visitar familiares e amigos. “Prefiro, neste momento, por motivos que pertencem à minha esfera privada e que só me afetam a mim, continuar a residir de forma permanente e estável em Abu Dhabi, onde encontrei tranquilidade, especialmente para este período da minha vida. Embora, naturalmente, volte com frequência a Espanha, que trago sempre no coração, para visitar a família e os amigos”, referia a missiva.