O príncipe Carlos e a mulher, Camilla, terminaram esta quinta-feira, dia 19 de maio, uma viagem oficial de três dias ao Canadá, por motivo do Jubileu de Platina da rainha Isabel II. Os duques da Cornualha estiveram nas localidades de Terra Nova e Labrador, na capital, Ottawa, e Territórios do Noroeste, e tiveram um encontro com o primeiro-ministro, Justin Trudeau, que recordou as boas relações entre os dois países. No início da viagem, na última terça-feira, dia 17, o príncipe recordou o vínculo que ele e a mãe têm com o país.
“Pessoalmente, o Canadá e os canadianos ocupam um lugar muito especial na minha vida desde a minha primeira visita aqui, há mais de meio século. Mais do que uma vez vi o que torna verdadeiramente grande este país: a sua gente e o que representa”, acrescentou, nesta que foi a décima nona vez que visitou o Canadá.
O tema que preencheu a maior parte da agenda do casal real foi o da reconciliação entre o Canadá e os seus povos indígenas. Carlos e Camilla reuniram-se com líderes de algumas dessas comunidades na província de Terra Nova e Labrador e com a governadora geral do Canadá, Mary Simon, a primeira pessoa de origem indígena a ocupar o cargo.
Além deste, o tema da preservação do meio ambiente esteve também muito presente durante esta viagem. Em Ottawa, o príncipe Carlos e a mulher participaram num encontro sobre soluções económicas relacionadas com as alterações climáticas.
Veja na galeria algumas imagens desta viagem!