Há precisamente 20 anos, a 24 de maio de 2002, a princesa Martha Louise, filha mais velha dos reis Harald e Sonia da Noruega, e o noivo, o escritor Ari Behn, subiam ao altar para dizerem o ‘sim’, um enlace, que decorreu na Catedral de Nidaros, em Trondheim, e que não agradou a todos.
Os rumores de uma relação entre ambos começaram e 2001, tendo o casamento acontecido cerca de um ano mais tarde. Ari Behn era plebeu, além de ter uma personalidade algo chamativa e um tanto provocadora, que não agradava à família da princesa. No entanto, os reis aceitaram a relação e o noivado foi anunciado. “O Ari é a pessoa com maior coração que eu conheço. Está aberto à vida, é amável e generoso e quer ficar ao meu lado toda a vida”, afirmou Martha Louise, no dia do anúncio do noivado.
O casal teve três filhas, Maud, hoje com 19 anos, Leah, de 17, e Emma, de 13 anos. No entanto, o casamento não correu como o esperado e Ari Behn foi protagonista de vários escândalos ao longo dos 14 anos em que estive casado com a princesa, como quando, já perto do fim da relação, em novembro de 2015, apareceu em fotografias sensuais com a blogger Marna Haugen, imagens captadas durante uma festa. Menos de um ano mais tarde, no verão de 2016, a Casa Real anunciava o divórcio de ambos.
Em maio de 2019, a princesa assumiu publicamente uma nova relação, com o xamã Durek Verret, de quem está noiva atualmente. Nesse mesmo ano, no dia de Natal, Ari Behn foi encontrado sem vida em sua casa. “Com grande dor no coração, os familiares mais próximos informam hoje que Ari Behn tirou a própria vida. Pedimos respeito pela nossa vida privada de agora em diante”, referiu o seu representante, Geir Håkonsund, num comunicado enviado aos meios de comunicação social noruegueses naquela altura.