Celebrar o aniversário duas vezes por ano é um privilégio exclusivamente da rainha. Isabel II comemora todos os anos o dia do seu nascimento, a 21 de abril, e o seu aniversário oficial no segundo sábado de junho, no Trooping the Colour. Mas por que é que isto acontece?
Historicamente, as celebrações oficiais que marcam o aniversário do monarca acontecem muitas vezes fora do dia do seu nascimento. Isso geralmente ocorre quando o dia de anos não coincide com os meses de verão. É, portanto, uma questão de clima.
A tradição começou em 1748 com o rei George II, que nasceu em novembro. O monarca decidiu que em vez de comemorar a data numa altura em que está frio – e possivelmente a chover – optaria por festejar o aniversário no dia do desfile anual de primavera, mais conhecido como Trooping the Colour.
Além desta comemoração, que ocorre anualmente no segundo sábado de junho, a rainha Isabel II costuma celebrar o aniversário no dia do seu nascimento, em abril, numa comemoração privada que conta apenas com a presença da família. Tradicionalmente, ao meio dia são disparadas salvas em honra da monarca no centro de Londres, no Hyde Park e na Tower of London.
Este ano, excecionalmente, o Trooping the Colour não se celebra no segundo sábado de junho mas sim esta quinta-feira, dia 2, estando inserido no primeiro dia dos festejos do Jubileu de Platina da rainha, que decorrem entre 2 e 5 de junho. De recordar que no passado dia 6 de fevereiro, Isabel II completou 70 anos de reinado, mas as comemorações só acontecem esta semana.