Os duques de Sussex, Harry e Meghan, e o príncipe André são figuras de relevo dentro da família real, mas não participaram no desfile do Trooping the Colour, que se realizou na manhã desta quinta-feira, dia 2 de junho.
O filho mais novo do príncipe Carlos e a mulher, assim como o terceiro filho da rainha, por não fazerem parte do grupo de elementos da família real que representam formalmente a soberana, não participaram no desfile nem apareceram na varanda do Palácio de Buckingham, uma decisão tomada este ano pela rainha. Tradicionalmente, todos os elementos da família costumam aparecer à varanda, mas este ano a monarca decidiu que apenas os que trabalham em nome da Coroa teriam esse privilégio.
Apesar de não terem estado presentes no desfile, Harry e Meghan, assim como os dois filhos, Archie, de três anos, e Lilibet, que completa um ano no próximo sábado, 4, viajaram da Califórnia para Londres, onde chegaram esta quarta-feira, dia 1.
Os nomes dos duques de Sussex, assim como os seus filhos, e o do duque de York, não figuravam na lista oficial de pessoas transportadas pelas carruagens, pelo que já se esperava que não fizessem parte do grupo restrito que participa no desfile, embora tenham assistido ao momento.
No desfile participaram elementos como os duques de Cambridge e os três filhos, George, Charlotte e Louis, o príncipe Carlos e a duquesa da Cornualha, a princesa Ana, os condes de Wessex e os duques de Gloucester.